Esterilize a cadela e castre seu cachorro

Castrar é um ato de amor

ESTERILIZE A CADELA E CASTRE SEU CACHORRO

Castrar é um ato de Amor

 

O que é castração ou esterilização de cães

 

A castração é um processo cirúrgico realizado em cachorro macho, neste procedimento são removidos ambos os testículos, impedindo-o de produzir descendentes. É frequente aplicar se esse termo para fêmeas também, porém, no caso das fêmeas é tratado como esterilização, no procedimento, que também se realiza de forma cirúrgica é feita a remoção dos ovários ou ovários e útero.
A castração de cães macho ou a esterilização de fêmeas não é um procedimento complicado. Geralmente é uma cirurgia simples, não haverá cortes abdominais ou em outras partes do corpo do animal. Os animais, fêmeas ou machos, são sedados e anestesiados para que não sintam qualquer dor ou tenha consciência do que está acontecendo. Uma equipe de veterinários monitora a respiração, os batimentos, assim como as condições/parâmetros gerais do cão enquanto o procedimento é realizado.

Geralmente castrar, machos, é mais rápido e a recuperação é mais tranquila. Para as fêmeas de cães a cirurgia de esterilização (ovário esterectomia) é mais invasiva, mas também é muito benéfica para a saúde animal.
Há diferentes métodos de realizar o procedimento cirúrgico em cães machos, é feita uma pequena incisão (corte) em frente ao saco escrotal, bem próximo de onde estão localizados os testículos e retirados um a um. Em seguida é interrompido o suprimento de sangue para o canal espermático (onde são produzidos os espermatozóides) e o mesmo é amarrado/transfixado. As camadas cutâneas são suturadas e a pele costurada, os pontos podem ser com fio especial que podem ser absorvidos pelo organismo ou os tradicionais, de nylon cirúrgico estéril, que devem ser retirados depois de 10 (dez) a 14 (quatorze) dias.
O procedimento de castração pode se tornar complexo em alguns casos, se os testículos estiverem ocultos (retidos no subcutâneo ou intra abdominal). Isso é considerado um defeito congênito em que o testículo não “migra” para fora do corpo e para dentro do saco escrotal durante a formação fetal normal. Em alguns animais isso pode ser tardio, um dos testículos não está presente na bolsa escrotal ao nascer, mas pode migrar para o local normal (bolsa escrotal) só ocorre até os 4 a 6 meses de idade, após esse período é permanente. Essa é uma característica transmitida de forma hereditária, portando, animais de estimação que se reproduzirem certamente irão transferir esse defeito genético para seus descendentes. O que é mais importante nestes casos é que cães com esse problema tem mais chances de desenvolverem câncer no testiculo que migra, ou seja, ainda assim a castração é de extrema importância.
Sobre a esterilização das fêmeas de cães, este é um processo um pouco mais complexo, porém igualmente benéfico e de rápida recuperação, como no caso dos cães machos. Geralmente é feita um pequeno corte no abdome, caudal (abaixo) do umbigo, são retirados ovários ou útero e ovários, em alguns casos. Após a remoção, todos os vasos sanguíneos e os tecidos são suturados para evitar sangramentos e/ou infecções no pós-operatório. Feita a sutura interna, o veterinário fecha todas as paredes, músculos e subcutâneo são suturados (costurados com fio cirúrgico esterilizando), finalizando com o fechamento/sutura da pele. No caso das cadelas a esterilização envolve a remoção dos ovários e muitas vezes do útero, porém, quando há apenas a remoção dos ovários a cirurgia se torna menos invasiva, mas é tão efetiva quanto a cirurgia que remove o útero. Muito embora os efeitos sejam os mesmos, pois, uma vez removido o ovário a produção de hormônios que geralmente causa prejuízo para a saúde animal é interrompido. A esterilização é um procedimento rotineiro que não requer hospitalização e seu tempo de recuperação varia de 7 (sete) a 14(quatorze) dias. Provavelmente após esse período seja necessário voltar ao veterinário para a retirada dos pontos .

Temos 10 Bons Motivos para a Castração

01. Reduzir os animais de Rua

Prevenir a proliferação de animais de rua, com as ninhadas indesejadas. Cães fogem para ir atrás de cadelas no cio. E cadelas podem escapar, e geralmente escapam durante o período de cio, ou período fértil.

02. Melhorar Comportamento e Obediência

Cães castrados, ou cadelas esterilizadas não demarcam território, tem comportamento menos agressivo e são mais dóceis. A castração e/ou esterilização pode servir como tratamento para comportamentos sexuais excessivos com pessoas e objetos inanimados.

03. Mais Saúde

Proporcionar para seu animal de estimação uma vida mais longa e saudável, cachorros e cadelas castrados correm menor risco de desenvolver câncer nos órgãos reprodutores, ovários e útero nas fêmeas e testículos e próstata nos machos.

04. Economia

É mais econômico ter seus animais castrados, o custo para cuidar de uma ninhada, nos primeiros 5 meses de vida é muito maior do que o valor para a castração/esterilização. Se quer prevenir ninhadas indesejadas, a maneira mais segura e que traz mais benefícios para a saúde do seu animal é a castração/esterilização.

05. Benefício Social

É responsável, cães e cadelas que fogem em função do cio podem se envolver em brigas e se machucar, ou mesmo machucar os cães da vizinhança. Você já pensou que seu cão pode provocar acidentes de trânsito, atacar crianças ou idosos? A castração de um cão é responsável pela redução considerável de animais de rua.

06. Reduz custos com Doenças

Cães castrados não têm como transmitir doenças genéticas, neste caso os animais se tornam mais saudáveis e tem maior longevidade, fazendo com que os custos com a saúde do cachorro sejam menores.

07. Reduz o Sofrimento Animal

Cadelas que não são castradas/esterilizadas podem passar por um período chamado gravidez psicológica, extrema angustia para o animal, que chega a produzir leite, pode perder o apetite e apresentar diversos problemas comportamentais.

08. Aumenta a Concentração

A castração reduz as mudanças indesejáveis de temperamento, a sociedade veterinária recomenda a castração até mesmo de cães guia. Portanto seu cachorro não ficará preguiçoso, ele pode até melhorar a capacidade de aprendizagem, estudos demonstram que cães castrados conseguem focar mais nos exercícios de obediência.

Z

09. Animal mais Saudável

Cadelas castradas são mais saudáveis, a castração reduz quase dez vezes a chance da sua cachorra desenvolver uma doença chamada piometra, uma infecção no útero que evolui rapidamente e se não for tratada pode ser fatal. No macho evita prostatite, epididimite, orquite, torção testicular, trauma no pênis e prepúcio por estimulação não adequada (se gruda no ursinho de pelúcia), parafimose e necrose peniana por priaprismo (são doenças dos órgãos sexuais masculinos), essa são, muitas vezes situações emergenciais na qual o gasto é dobrado por ser em horáro de plantão.

10. Casa Limpa

Cães castrados melhoram o comportamento, reduzindo os episódios de agressividade sem perder o instinto de proteger a casa e sua família. Não demarcam o território, hábito de fazer xixi em tudo, e não irão sair correndo pela rua deixando sua família preocupada. .

Eventos de Castração

Frequentemente reunimos pessoas preocupadas com a causa animal para participar das nossas campanhas de castração, uma rede de cooperação que reune voluntários da causa animal, profissionais da área e protetores de animais. Se você quer participar das campanhas, como voluntário, profissional da área ou protetor, clique no botão abaixo.

Próximos Eventos

JUNHO - Bairro Americana - Alvorada

das 08h30 as 12h de segunda a sexta e aos sábados das 08h as 12h. Para o animal participar do procedimento siga as orientações que constam na página "castração de cachorro" deste site.

* EXCETO FERIADOS

JULHO - Bairro Americana - Alvorada

das 08h30 as 12h de segunda a sexta e aos sábados das 08h as 12h. Para o animal participar do procedimento siga as orientações que constam na página "castração de cachorro" deste site.

* EXCETO FERIADOS

Vamos Esclarecer

Algumas razões para Castrar seu Cachorro ou Esterelizar sua Cadela...

 

Uma vida mais longa e saudável

A esterilização previne o câncer de mama e as infecções no útero que é fatal em 50% dos cães. Para oferecer maior proteção para o animal o ideal é que a castração ou esterilização seja realizada antes do primeiro cio, mas não há contraindicações com relação a idade. Impede o câncer testicular, de próstata e anal e ainda previne ninhadas indesejadas.

Sua cadela não vai entrar no cio

Embora os cios possam variar, fêmeas de cachorro entram no período de 6 em 6 meses e cada cadela pode variar, mas a média de dias é 21. Isso é uma hipótese, pois há casos de cios de 2 semanas e cios de 1 mês. Em esforço para anunciar aos “amigos” ela poderá urinar com mais frequência e talvez por toda a casa ou pátio.

Seu cachorro vai ficar mais da casa

Um macho não castrado vai tentar de tudo para encontrar uma companheira. Ele pode dar uma de mágico e cavar por baixo da cerca ou portão para encontrar sua conquista. Uma vez na rua o cão está entregue a própria sorte, poderá desfilar entre carros ou mesmo se envolver em brigas com outros cães o que pode feri-lo gravemente.

Um cão castrado se comporta melhor

Animais castrados concentram-se melhor e assim prestam mais atenção em suas famílias. Sem dizer que os machos não-castrados estão dispostos a provar que aquele território pertence a eles, portanto, xixi em todos os lugares possíveis (as vezes até nos impossíveis). E muitos cães podem se tornar agressivos com os próprios donos, a castração previne essa “disputa de território” com os próprios familiares da casa.

A castração ou esterilização não vai engordar seu animal

Essa é uma desculpa muito velha! A falta de exercícios e a alimentação em excesso vai engordar seu animal, isso sim, assim como nós humanos eles precisam “gastar” a energia que consomem. Manter os exercícios regulares e uma dieta balanceada é imprescindível para manter a saúde de qualquer cachorro.

Castrar é econômico

O custo de uma castração ou esterilização é bem menor do que o valor que você irá desembolsar para cuidar de uma ninhada, por um ou dois meses até que você possa doá-los. E também é mais barato do os gastos com veterinário quando o cachorro foge, se envolve em brigas ou causa um acidente de trânsito.

Você contribui para sua comunidade

Animais vagando pelas ruas são um problema de saúde pública, proliferam doenças, podem causar acidentes, assustar e até mesmo atacar crianças e idosos. Os animais sem dono podem atacar animais silvestres causando um desequilíbrio em algumas populações.

A esterilização e a castração combatem a superpopulação de animais

Em todo lugar do mundo milhões de cães de todas as idades e raças são sacrificados diariamente ou ainda sofrem com o abandono, isso se deve as ninhadas que são produzidas sem controle, se a castração ou esterilização ocorrer esse tipo de problema pode diminuir consideravelmente.

Entre em contato Conosco

 

3 + 1 =

Nosso Contato

Telefone

(51) 98922.8424

Desenvolvido por WD Sites - Criação de Sites!